Policiais baianas recebem homenagem
A cantora Ivete Sangalo e o cientista Elsimar Coutinho participaram, na manhã de hoje (29), no Hotel Fiesta, no Itaigara, da comemoração do Mês da Mulher da Polícia Civil, evento organizado pela Academia de Polícia Civil – e que contou com a presença do secretário da Segurança Pública Maurício Teles Barbosa e do delegado-geral Hélio Jorge Paixão – destinado a homenagear as servidoras, que se constituem em mais da metade do quadro funcional da instituição.
Durante o evento, as três mais antigas delegada, escrivã e investigadora foram homenageadas pelos serviços prestados à organização, recebendo buquês de flores. Delegada há 37 anos, Tânia Maria Sodré Pereira Santana Teixeira foi a primeira mulher a dirigir a Acadepol e, atualmente, se encontra lotada na Corregedoria da Polícia Civil. “Sinto-me muito feliz com este reconhecimento. Desde que ingressei na instituição, sempre estive cercada de pessoas que me acolheram de maneira especial”, revelou.
Também foram homenageadas a investigadora Indayá Guimarães Barreto, que iniciou a carreira, há 44 anos, na hoje extinta Polícia Feminina, e a escrivã Edna Brito Silva dos Santos, com 48 anos de serviço. “Abraçamos com afinco a profissão que escolhemos e assim construímos uma história muito bonita na polícia”, avaliou Edna.
Após a execução do hino da Polícia Civil, a solenidade foi instalada, às 9 horas, pelo delegado-geral Hélio Jorge, que destacou a importância do papel das mulheres na polícia. “Características genuinamente femininas, como organização, sensibilidade e senso de humanidade, são valores muito importantes para o bom desempenho da atividade policial”, ressaltou, ao entregar placas alusivas ao evento ao cientista Elsimar Coutinho e à cantora Ivete Sangalo, agraciada ainda com flores.
Sorteio
Também homenageada como representante das mulheres baianas com sua música, Ivete Sangalo esteve à frente do sorteio de prêmios para as policiais e, com seu jeito irreverente, contagiou o público. “É uma honra ser lembrada com carinho por estas mulheres tão especiais, que trabalham duro na Polícia Civil. Parabéns a todas pelas vitórias, conquistas e, principalmente, por terem nascido mulher. Nós somos um espetáculo”, gracejou. A artista sorteou ainda cinco DVDs autografados da sua turnê no Madison Square, em Nova Iorque.
A palestra do cientista baiano Elsimar Coutinho, com enfoque em contracepção, reposição hormonal, menstruação e outros temas ligados à sexualidade feminina, foi um dos pontos altos do evento. Diretores de departamentos e delegados de várias unidades estiveram presentes à confraternização.
Fonte: Secretaria de Segurança Pública