O Sinspeb na Assembleia Legislativa
Ontem 26 de abril de 2011 os Coordenadores do SINSPEB: Ailton Santiago, Nelson Santos e Roquildes Silveira, deram plantão de 09 horas na Assembléia Legislativa, com o objetivo de ARTICULAR JUNTO aos deputados estaduais, tanto da base aliada ao governo, como quaisquer outros, comprometido com o fortalecimento do sistema prisional e o reconhecimento dos servidores penitenciários.
Foram mais de 9 (nove) horas dentro da Assembléia Legislativa para sensibilizar os deputados a apresentarem EMENDAS ao Projeto de Lei 19.100/2011, que cuida da Reforma Administrativa, e, em especial cria a Secretaria de Administração Prisional e Ressocialização - SAPR.
Infelizmente, a forma que o governo resolveu encaminhar o Projeto de Lei para votação, as vésperas de um feriado, em caráter de urgência, talvez para não permitir que o SINSPEB não tivesse tempo hábil para apresentar EMENDAS. Ou será que o governo não quer reconhecer que a criação da SAPR é resultado das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras, por meio do SINSPEB, logo, quem mais além dos trabalhadores conhece as demandas e as soluções para o sistema prisional do nosso estado?
Apesar das dificuldades, não abaixamos a cabeça para os discursos de alguns deputados, como o líder do governo, Zé Neto (PT), que nada podia ser feito, pois o tempo de apresentar proposta já tinha passado, contudo, o mesmo (sagrada persistência) nos apresentou o relator do Projeto, o Deputado João Bonfim (PDT), com qual sentamos em seu gabinete para conversar sobre o sistema prisional e recebeu de nossas mãos o documento de EMENDAS ao Projeto de Lei. Também estivemos a manifestação de apoio e compromisso de solidariedade dos deputados estaduais, Yulo Oiticica (PT), Delegado Deraldo Damasceno (PSL), Sargento Isidoro (PSB), Capitão Tadeu (PSB), Roberto Carlos (PDT). A deputada estadual Maria Del Carmem (PT) nos recebeu de forma tímida e nos disse que as nossas propostas, na sua maioria, eram de natureza administrativa, logo, não cabiam como emenda. A todos foram entregue o documento Emenda ao Projeto de Lei.
Por último, estivemos com o Presidente da Assembleia Legislativa, o senhor Marcelo Nilo, o qual também fizemos a entrega de nossas reivindicações.
O Deputado Bira Corôa, comprometido com a luta e a valorização dos servidores penitenciários, nos cedeu por mais de três horas espaço do seu gabinete para que pudéssemos redigir as nossas propostas para serem encaminhadas junto ao projeto de lei do governo. Queremos agradecer, também, aos seus auxiliares e colabores.
Moisés e sua equipe da TV Servidor, estiveram conosco cobrindo a nossa jornada, queremos agradecer a este estimado guerreiro, baluarte da imprensa sindical.
ATENÇÃO - a AUDIÊNCIA PÚBLICA, dia 03 de maio.
Coordenador Geral - SINSPEB
Roquildes Ramos