Página inicial > INDICAÇÃO Nº 19.601/2012 - Indica ao Governo do Estado a Implantação Centro de Recuperação Dependentes Químicos no município de Nova Viçosa.
INDICAÇÃO Nº 19.601/2012 - Indica ao Governo do Estado a Implantação Centro de Recuperação Dependentes Químicos no município de Nova Viçosa.
08-04-2013 10:47
O Deputado Delegado Deraldo Damasceno (PSL) solicita o governador Jaques Wagner, a realização de implantação de um Centro de Recuperação de Dependentes Químicos na Sede do Município de Nova Viçosa, junto a Sedes - Secretaria de desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.
JUSTIFICATIVA
No Brasil, a questão que envolve o consumo de álcool e outras drogas é considerada grave problema de saúde pública, constatação que encontra ressonância nos diversos setores e segmentos da sociedade. Apesar disto, é possível identificar uma lacuna assistencial consequente à omissão de governos antigos em relação às políticas públicas voltadas para as necessidades de saúde dos usuários.
O crack é um droga que vêem tomando conta das pessoas em todo o estado, desfazendo famílias e matando jovens, as pessoas que o experimentam sentem uma compulsão (desejo incontrolável) de usá-lo de novo, estabelecendo rapidamente uma dependência física, pois querem manter o organismo em ritmo acelerado. As estatísticas do Denarc ( Departamento Estadual de Investigação sobre Narcóticos) indicam que, em Janeiro de 1992, dos 41 usuários que procuraram ajuda no Denarc, 10% usavam crack e, em Fevereiro desse mesmo ano, dos 147 usuários, já eram 20%. Esses usuários, em sua maioria, têm entre 15 e 25 anos de idade e vêm tanto de bairros pobres da periferia como de ricas mansões de bairros nobres.
Como o crack é uma das drogas de mais altos poderes viciantes, a pessoa, só de experimentar, pode tornar-se um viciado. Ele não é, porém, das primeiras drogas que alguém experimenta. De um modo geral, o seu usuário já usa outras, principalmente cocaína, e passa a utilizar o crack por curiosidade, para sentir efeitos mais fortes, ou ainda por falta de dinheiro, já que ele é bem mais barato por grama do que a cocaína. Todavia, como o efeito do crack passa muito depressa, e o sofrimento por sua ausência no corpo vem em 15 minutos, o usuário usa-o em maior quantidade, fazendo gastos ainda maiores do que já vinha fazendo. Para conseguir, então, sustentar esse vício, as pessoas começam a usar qualquer método para comprá-lo. Submetidas às pressões do traficante e do próprio vício, já não dispõem de tempo para ganhar dinheiro honestamente; partem, portanto, para a ilegalidade: tráfico de drogas, aliciamento de novas pessoas para a droga, roubos, assaltos, etc. Tendo em vista que seus familiares não dispõe de recursos para esse tipo d tratamento, recorrendo assim ao poder público. Em Nova Viçosa e na região do extremo sul há um índice alto de dependentes químicos e o centro e Recuperação mais próximo fica á 710 KM, no município de Jequié.
Sala das Sessões, 11 de abril de 2012
Deputado Delegado Deraldo Damasceno